O olhar apreciativo é arte essencial



Você acha que o mundo é um problema a ser resolvido ou uma dádiva a se viver?


Através do nosso olhar interpretamos o mundo, construímos nossa realidade. Uma mesma situação, a vida ou um objeto, pode ser visto e interpretado de distintas maneiras.


Podemos treinar o nosso olhar através de um esforço consciente para despertar novas percepções, interpretações e modos de ser e atuar no mundo.


O olhar apreciativo foca nos pontos fortes, na identificação do que já está indo bem e no fazer mais e melhor daquilo que funciona. Utiliza as forças e experiências com inteligência para projetar um futuro a partir do melhor e gerar as mudanças que queremos, ao invés de focar nos problemas e em como consertá-los.


Somos estimulados a olhar para o que falta, o que não funciona, que leva nossos pensamentos a determinar possíveis ações e soluções somente para os problemas, a identificar culpados. Cenários negativos impactam nossa visão de longo prazo, dificultam nossa imaginação e poder de realização. Ao focar nos problemas e nas nossas fraquezas, limitamos a potência do ser e viver.


Quando focamos nas nossas forças, nas realizações positivas que já alcançamos e no que queremos melhorar, alimentamos emoções positivas, ampliamos nosso potencial criativo, autoconfiança e comprometimento com aquilo que nos propomos.


Usar experiências positivas que temos do passado nos ajuda a ancorar nossas forças no presente e nos direcionam a ações para um futuro mais saudável, sustentável e próspero para todos.


Apreciar não é elogiar e ver o mundo sob ótica ‘cor-de-rosa’, mas uma decisão consciente para olhar para dentro e para fora buscando descobrir o que existe de melhor no ser humano e em qualquer sistema humano e atuar a partir desta perspectiva.


O olhar apreciativo nos convida a descobrir aquilo que nos alimenta, a identificar as belezas da vida e das experiências, a imaginar como nós e o mundo podemos ser melhores.


É reconhecer, valorizar e celebrar a vida, saborear o descobrimento, alimentar pensamentos e sentimentos positivos, é construir diálogos mais construtivos, cuidadosos e respeitosos, conosco e com os outros.


Estimula novas formas de ser e estar no mundo através de um olhar aberto, curioso e amoroso, favorece viver as mudanças e vulnerabilidades com mais receptividade e coragem.


Em vez de usar a energia contra algo, lutando para corrigir os problemas, nos direciona as potencialidades, dá foco ao que queremos e não ao que não queremos.


O que aprecia em você e no mundo? Quais são os seus sucessos, seus principais valores e qualidades? – Investigue, descubra, valorize.


Como manter ou ampliar estes aspectos positivos? O que quer de melhor para seu futuro e do planeta? Sonhe, imagine, visualize.


O que deve colocar em prática para manter ou ampliar os aspectos positivos, realizar estes sonhos e objetivos? Planeje, organize.


Tudo que sonhou e planejou foi de fato cumprido? Avalie, seja co-criador do seu destino.


Quando nos questionamos de maneira apreciativa, buscamos identificar e imaginar o que pode ser potencializado. As imagens de um futuro impulsionam as decisões e ações no momento presente. Uma imagem positiva leva a ações positivas, alimenta o desejo e motivação, favorece a realização e a abertura às mudanças.


A mudança com foco no desenvolvimento e empoderamento é mais fácil de aceitar e realizar, é mais energizante. O olhar apreciativo nos torna mais engajados, pois estabelece foco em um futuro que encoraja. O olhar apreciativo é um convite para participarmos ativamente da co-criação da melhor realidade que todos merecemos.


Como disse Rubem Alves: “Os olhos têm que ser educados para que a nossa alegria aumente”.

E para sermos sustentáveis, é preciso nos divertir e nos alegrar com a vida.


Por Laura Oyama

Psicóloga, Coach e Facitadora de cursos de autoconhecimento e empoderamento pessoal

@lauraoyama


#autoconhecimento #consciencia #desenvolvimentopessoal #autodesenvolvimento #empoderamento #proposito #propositodevida #coaching #lifecoaching #transformacao #renovacao #alegria #foco #perspectivas #olharapreciativo #investigacaoapreciativa

13 visualizações
 ecodh.atendimento@gmail.com | BR (+55) 1198152-5303 | ES (+34) 632505410
Rua Benedito da Costa Manso, 210 - Santo Antonio do Pinhal | SP | CEP 12450-000
CNPJ 21.961.783/0001-40