Renove-se! Plante agora o que quer colher amanhã

Atualizado: Abr 20

Sempre é tempo de renovar! Sempre podemos modificar para melhor, transformar, aperfeiçoar, evoluir.


Assim é a natureza e a nossa natureza humana. Está em nossa essência. Podemos evoluir de diferentes formas, de acordo com nossas escolhas.


Quando vivemos uma crise, seja ela individual, social, econômica ou política, somos convidados a olhar para aquilo que escolhemos no passado.


Podemos viver a ilusão de que não temos escolhas, sob uma perspectiva de vítima, que enxerga as situações da vida e do mundo como consequências de algo que vem de fora, das decisões dos outros, vivendo a partir de justificativas, busca por culpados, trabalhando soluções somente para sobreviver e não para viver.


Da mesma forma, podemos enxergar sob uma perspectiva de dentro, da autorresponsabilidade, empoderamento, analisando nossa participação ou falta dela sobre aquilo que estamos vivendo, buscando formas de trabalhar cada vez mais conscientemente e cuidadosamente, novas escolhas, soluções e ações que respeitem e integrem nossos valores, mente, coração, nosso potencial para viver o que realmente desejamos enquanto indivíduos e sociedade.


Entendo, porque experimento, que não é simples mergulhar para dentro. Requer coragem assumir a nossa humanidade, nossas limitações, incompreensões e vulnerabilidades. Requer coragem assumir e/ou resgatar o nosso verdadeiro poder pessoal, a nossa essência.


Atravessamos um cenário nebuloso que nos pede reflexões e revisões. Empreendedores e empresários que trabalham com produtos e serviços que não são de necessidade primária e funcionários que não podem fazer home-office, como lidar com este momento?


Profissionais que podem trabalhar em casa, como conciliar as entregas de trabalho com outras demandas, como cuidar dos filhos e lidar com diferentes tipos de distrações?


Muitos profissionais também estão sendo cobrados a habilidades tecnológicas, a estarem atualizados em ferramentas virtuais para seguir dando aula, fazer reuniões, cumprir metas e prazos, sem considerar o tempo natural de aprendizagem que todo e qualquer ser humano necessita, em qualquer aspecto.


Além das questões práticas, ainda precisamos gerenciar nossas emoções e sentimentos, pois em qualquer situação de mudança, estamos suscetíveis a experimentar internamente diferentes tipos de incertezas, inseguranças, ansiedades, medos e perdas.


Perdas de entes queridos, do contato físico, do trabalho, da rotina, o quanto estamos sendo humanos, nos permitindo viver os lutos, respeitando nosso tempo interno para lidar com estas condições externas e internas?


Como você tem usado seu tempo? Para dentro ou para fora? Está buscando se renovar ou sobreviver?


De que você tem se alimentado? De boa companhia, boas leituras, boas conversas, alimentos saudáveis?


Como tem se sentindo no final do dia? Regenerado(a) ou exausto(a)? Confiante ou incrédulo(a)?



Por Laura Oyama


#coaching #autoconhecimento #empoderamento #lifecoaching #carreira #desenvolvimentopessoal #autodesenvolvimento #proposito #propositodevida #ikigai #expansaodaconsciencia #despertardaconsciência #crençaslimitantes

1 visualização
 ecodh.atendimento@gmail.com | BR (+55) 1198152-5303 | ES (+34) 632505410
Rua Benedito da Costa Manso, 210 - Santo Antonio do Pinhal | SP | CEP 12450-000
CNPJ 21.961.783/0001-40